domingo, 16 de fevereiro de 2014

Capítulo 5 - As Batalhas: Perdendo ou Vencendo? (Cont.)

Naquele dia, Enzo faltou às aulas da manhã para descansar, mas foi às aulas da tarde, a fim de não perder muito do conteúdo, principalmente agora, quando ele nem poderia contar com Frida para lhe repassar a matéria.
Quando saiu da UFTU, Enzo foi diretamente para o Hospital Ibero-Brasileiro, uma instituição particular que ficava no centro de São Patrício. Ao chegar na ala em que a mãe de Daniel estava internada, ele avistou o rapaz ao lado do pai, o qual parecia estar ainda mais abatido, então, cautelosamente se aproximou deles e disse:

- Boa tarde Daniel...Seu Pedro...
- Oi Enzo, que bom que viestes! - Disse Daniel, no tom mais agradável que ele conseguiu.
- Ah...o que estás fazendo aqui Enzo? - Disse Pedro e então continuou displicentemente - Não é necessário deixar de fazer as suas coisas pra vir a hospital...
- Bem...eu queria saber como estava a Dona Cássia...mas, se eu for incomodar, eu posso ir embora...
- Pai... - disse Daniel surpreso com a atitude do pai - O Enzo veio com toda bondade visitar a mamãe!
- Sim...está certo meu filho...eu peço desculpas Enzo - Pedro respondeu, ainda distraído - Eu não quis ser grosseiro, apenas quis dizer que eu não quero te incomodar além do necessário...mas eu agradeço a visita, você pode ficar o tempo que quiser.

Nesse momento, a conversa foi interrompida pelo médico responsável por Cássia, que veio dar um boletim sobre o quadro clínico dela. Aparentemente, ela estava consciente, porém, diferente do que Daniel pensara no dia anterior, o quadro clínico dela ainda era instável, o que, visivelmente, abalou tanto o rapaz como o pai. Depois disso, o médico convidou Pedro a ir vê-la e, quando este chegou lá, ele a encontrou acordada, de modo que, ao se aproximar do leito, prontamente, disse:

- Meu amor! Como você está se sentindo? - Disse ele, fracassando em esconder o quanto ele estava abalado com aquela situação.
- Oh, querido...eu... - Cássia inspirou forçosamente e, aparentemente, dolorosamente - eu estou fazendo o meu melhor pra resistir...mas eu quero lhe dizer uma coisa...é sobre o Daniel...sobre o nosso filho...se eu não conseguir...
- Não Cássia! - Pedro segurou a mão dela e disse: - Não...você...você vai sair dessa...os médicos...eles...
- Eu sei...o que os médicos dizem...eu os escutei hoje...meu quadro... - ela, novamente, fez esforço para inspirar e continuou - meu quadro é instável, talvez meu coração não aguente...
- Não... - implorou Pedro.
- Deixe-me continuar - ela apertou a mão dele - cuide bem...cuide dele...ele é a melhor coisa...que aconteceu na minha vida...assim como você! Cuide dele...seja paciente...o ame...
- Eu amo! Ele é resultado do nosso amor, ele é o melhor presente que você poderia ter me dado! Mas você não vai...você não vai morrer Cássia! Fica comigo, por favor!
- Sim...sim, meu amor...eu estou tentando...mas está muito difícil... - ela segurou firme em suas mãos e,  olhando diretamente nos olhos do marido disse: Mas, tem...tem outra coisa...o Daniel...eu acho que ele...tem alguma coisa com o Enzo...
- O que?! - Pedro estava chocado - Você...você sabia meu amor?
- Sim...há algumas semanas eu vi uma mensagem no celular dele...do tipo que alguém apaixonado escreveria...mas...quando eu vi o...o remetente - ela inspirou com muito esforço - o remetente era o Enzo...mas e você, como descobriu...querido?
- Bem...ontem eu os vi se beijando aqui no hospital! Não pude suportar Cássia, esse garoto parecia tão bom, porque ele está desencaminhando o nosso filho dessa maneira? Hoje ele retornou e eu não tive como mandá-lo embora, mas não consigo nem olhar direito pra ele sem sentir nojo!
- Não... - ela inspirou com ainda mais dificuldade - Não...meu amor...esse garoto faz bem ao Daniel...você deveria ver como ele tem estado mais...feliz...ele nunca foi assim...ele está amando...
- Mas Cássia, o Daniel não é....gay - disse ele sussurrando a última palavra - ele não é isso! Ele não vai cair em perdição Cássia, eu não admito isso!
- Ele...é o seu único filho...ame ele...ame ele do jeito....do jeito que ele é...a vida é tão curta... - Nesse momento Cássia começou a chorar e a ter mais dificuldade para respirar.
- Calma meu amor! Calma! Ela não acabou pra você!
- Prometa... prometa que vai amá-lo...mesmo se ele for...se ele for...isso que você disse - a sua voz estava cada vez mais fraca, mas ainda imprimia um tom decidido.
- Tudo bem! Tudo bem meu amor, só...se acalme...tudo bem? Descanse! Eu vou me retirar agora, para que você possa descansar!

Pedro saiu do quarto ainda mais abalado, pois, apesar de ficar feliz pela mulher estar consciente, ele não poderia imaginar que ela já soubesse daquele fato que tanto o impressionara no dia anterior, tampouco esperava que ela aceitasse aquilo de modo tão natural, afinal, eles sempre foram muito observadores dos preceitos bíblicos e, sem dúvida, homossexualismo não é uma forma de comportamento aceitável. Mas em uma coisa a mulher tinha razão, a vida é tão curta e Daniel sempre fora muito um filho exemplar, que ele nem sabia como reagir aquilo que presenciara, por isso tinha decidido pensar nisso depois que a esposa estivesse recuperada.
Quando chegou à sala de espera, Pedro mantinha sua expressão abalada, o que levou o filho a saltar da cadeira e perguntar:

- O que foi pai?! Aconteceu alguma coisa? A mamãe...a mamãe...
- Não, não meu filho - Pedro tentou se concentrar no filho, apesar de inúmeros pensamentos passarem pela sua mente naquele momento - Nada aconteceu, ela continua consciente, embora bastante debilitada.
- Mas e quanto ao que os médicos disseram? Sobre ela estar instável?
- Não se preocupe...bem...pelo que eu entendi, houve hemorragia, que foi controlada a tempo, mas...meu filho, não era pra você saber disso agora, mas...diante das consequências...
- O que pai? Diga!
- Bem...há uns 2 meses a sua mãe descobriu que tem uma doença do coração, inclusive ela estava diminuindo o ritmo de trabalho e dando entrada em uma solicitação de aposentadoria ou remanejamento ocupacional, enfim...a sua mãe teve muita sorte, digamos assim, porque as lesões causadas pelo acidente não foram tão ruins quanto poderiam ser, considerando-se o estado em que ficou o carro...porém, a recuperação está exigindo muito do coração da sua mãe, de modo que, podemos dizer que o acidente piorou essa doença e acelerou a debilidade cardíaca...você entende o que eu quero dizer?
- Sim...acho que sim pai, então o acidente não é totalmente responsável pelo estado da mamãe né? - Daniel pensou um pouco e olhou com tristeza para o pai - Mas por que ninguém me contou?
- Ah meu filho, sua mãe não queria te preocupar, ela comentou que você estava mais feliz esses tempos, que você não estava mais tão fechado e que até falava mais quando vocês conversavam, então ela não queria que isso te abalasse!
- Que bobagem pai, eu me importo mais com a saúde dela, algo assim é muito grave! - disse Daniel indignado - Mas enfim...o importante agora é que eu já sei e que e estou aqui pra dar força a ela na recuperação! Ela falou alguma coisa? Sobre o que você conversaram?
- Ah... - Pedro não quis contar sobre o que conversara com Cássia, pois não queria abalar a fé do filho na recuperação da esposa - Nós conversamos por pouquíssimo tempo, eu perguntei como ela estava e...espera - ele olhou ao redor da sala e, somente agora, percebera que Enzo não estava lá, então, tanto por curiosidade como para mudar de assunto, perguntou: - Cadê o Enzo?
- Ele foi embora pai...bem, ele acha que a presença dele aqui poderia te deixar mais nervoso, então preferiu voltar pra casa... - Daniel falava em um tom bastante calmo e compassado - mas ele deixou votos de melhora pra mamãe!
- Ah sim...bom, não foi minha intenção fazer ele e sentir indesejado - Pedro se sentia mais aliviado em não ter que encarar Enzo, mas também sentiu um pouco de culpa, pelo fato do rapaz realmente estar bem-intencionado e preocupado com Cássia então finalizou dizendo: - Peça desculpas a ele, eu estou estressado com a situação da tua mãe e a presença de alguém que não seja da família aqui me deixou desconfortável.
- Tudo bem pai, o Enzo entende... - Daniel tentou falar da forma mais normal possível, mas Pedro pôde perceber que tinha um pouco de mágoa no tom de voz dele.

Depois disso não houve mais diálogo e os dois permaneceram sentados na sala de espera até que às 22 h Daniel disse que iria pra casa e voltaria no dia seguinte, depois das aulas da manhã a UFTU, visto que ele precisava descansar e se distrair, mesmo que fosse na universidade.
Cerca de 4 h, Cássia teve uma parada cardíaca e foi reanimada, de modo que o seu estado de saúde sofreu um agravo. Pedro avisou o filho do que tinha acontecido, mas pediu que ele continuasse em casa, enquanto ele estava sofrendo sozinho ao ver a mulher definhar no hospital, mas, de fato, ele preferia, naquele momento, se preocupar apenas com o fato de Cássia estar severamente doente e não com o que vinha acontecendo entre o Daniel e Enzo.
No dia seguinte, Daniel compareceu à UFTU, mas estava, visivelmente, muito abatido e quase não conseguia prestar atenção na aula, então pediu ao professor para se retirar, foi até a "Snacks" e mandou a seguinte mensagem para Enzo:

" Amor, preciso muito de você! Não estou conseguindo me concentrar em nada da aula.
Estou aqui na Snacks e queria você me fizesse companhia.
Por favor!"

Quando viu a mensagem, Enzo imediatamente saiu de sala e correu até a lanchonete. Chegando lá, ele encontrou Daniel encostado em um dos assentos, com as mãos bloqueando o rosto, mas ele percebeu que ele estava chorando, então se aproximou  delicadamente e disse:

- Amor?...

Ao ouvir isso, Daniel bruscamente puxou Enzo em sua direção e o abraçou. Os dois passaram vários minutos assim, e, embora a lanchonete estivesse cada vez mais cheia e algumas pessoas os estivessem olhando, Enzo não se importou em ficar abraçado com ele sem dizer qualquer palavra, até que o rapaz, ainda fortemente abraçado a Enzo, sussurrou quase inaudível:

Minha mãe...
- O que aconteceu? - Perguntou Enzo calmamente.
- Ela... - Daniel se afastou de Enzo para poder olhar diretamente pra ele, esfregou o rosto para enxugar as lágrimas e disse: - Ela tem um problema no coração...
- Do acidente?
- Não, ela descobriu há dois meses...e nunca me contou... - Daniel baixara a cabeça com tristeza, porém, tornou a fitar Enzo e contou o que o seu pai lhe dissera na noite anterior.
- Nossa....eu não sabia...Nesse caso o quadro dela é bem mais delicado quanto eu tinha pensado - Enzo percebeu que Daniel havia baixado novamente a cabeça, então ele segurou o queixo do namorado e ergueu suavemente a cabeça dele até poder olhar em seus olhos, então disse: - Mas ainda assim, nunca devemos perder a fé! Ela é forte!
- Ela teve uma parada cardíaca ontem de madrugada...eu não sei amor...ela estava tão fraca quando eu falei com ela, mas eu pensei que ela fosse melhorar...só que agora a situação é diferente, essa maldita doença está deixando ela ainda mais fraca...

Neste momento, o celular de Daniel tocou  e, quando ele atendeu, a sua expressão se tornou ainda mais abatida e o seu rosto adquiriu um tom ainda mais pálido. Ao desligar, ele disse a Enzo, enquanto se levantava do assento:

- Ela teve outra parada cardíaca! Vamos pro hospital!
- Nós dois? - disse Enzo também se levantando - Mas será que é uma boa ideia? Ainda acho que o seu pai não me quer lá...
- Não me deixa ir sozinho, por favor! - chorou Daniel.
- Tudo bem - disse Enzo em um tom calmo - Vamos! E...seja o que Deus quiser!

Assim, os dois partiram em direção ao Hospital Ibero-Brasileiro. Daniel estava agitado e preocupado em chegar o mais breve possível, rezando que a mãe pudesse suportar até que ele chegasse lá. Enzo, por sua vez, também estava preocupado com Cássia, principalmente depois do que Daniel havia lhe contado, mas também estava receoso de ter que encarar Pedro novamente, quando este expressara de forma tão evidente a sua aversão à presença do rapaz no hospital, porém, mais uma vez ele estava se atendo à sua promessa feita a Daniel de ficar sempre ao lado dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou?
Dúvidas? Opiniões?